Flashcard FC517383
O uso concomitante de fentanil e benzodiazepínicos é seguro e amplamente recomendado?
Farmacologia (Farmácia)
CEBRASPE (CESPE) · 2025
O uso concomitante de fentanil e benzodiazepínicos é seguro e amplamente recomendado?
Mostrar resposta e comentário
Resposta
Não, a associação não é segura e não é amplamente recomendada devido ao risco aumentado de depressão do sistema nervoso central e respiratória.• Efeito aditivo: atuam como depressores do SNC e somam efeitos, aumentando o risco de sedação profunda e depressão respiratória.
• Mecanismo: o opioide reduz o drive respiratório e a ventilação, enquanto os benzodiazepínicos ampliam a sedação e prejudicam a resposta ventilatória.
• Conduta clínica: a associação é contraindicada ou exige extrema cautela, com menores doses possíveis, monitorização contínua e disponibilidade de suporte respiratório e antagonistas.
Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/513555
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em