FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC517417

Qual a relação entre a velocidade de infusão de vancomicina e o risco da Síndrome do Homem Vermelho?

Farmacologia (Farmácia)

CEBRASPE (CESPE) · 2025

De acordo com o assunto Farmácia: Farmacologia (Farmácia), responda:

Qual a relação entre a velocidade de infusão de vancomicina e o risco da Síndrome do Homem Vermelho?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

Não, a infusão rápida de vancomicina aumenta a ocorrência da Síndrome do Homem Vermelho..

• Mecanismo: reação de liberação de histamina por degranulação mastocitária não mediada por IgE.
• Manifestações: prurido, eritema em tronco e pescoço e às vezes hipotensão.
• Fator de risco: maior frequência e intensidade quando o fármaco é administrado em curto tempo, por exemplo em menos de 1 hora.
• Prevenção e tratamento: infundir mais lentamente, recomenda-se ≥60 minutos com maior tempo para doses altas, usar antihistamínicos se necessário e interromper/retomar a infusão em ritmo mais lento até resolução dos sinais.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/513589

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo