FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC517484

Que infecção pode ser associada ao uso prolongado de cefalosporinas de terceira geração em hospitais?

Análises Clínicas

CEBRASPE (CESPE) · 2025

De acordo com o assunto Farmácia: Análises Clínicas, responda:

Que infecção pode ser associada ao uso prolongado de cefalosporinas de terceira geração em hospitais?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

O uso prolongado de cefalosporinas de terceira geração em ambiente hospitalar pode favorecer a colite pseudomembranosa causada por Clostridium difficile.



• Mecanismo: Alteração da microbiota intestinal permite que esporos de Clostridium difficile germinem e proliferem.
• Toxinas: Produção das toxinas A e B que lesionam o epitélio colônico e formam pseudomembranas.
• Quadro clínico: Diarreia aquosa, dor abdominal, febre e leucocitose, podendo evoluir para megacólon tóxico e sepse.
• Tratamento: Vancomicina oral ou fidaxomicina, além de suporte e controle de infecção.
• Prevenção: Uso racional de antibióticos, encurtar duração e medidas de precaução de contato em hospitais.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/513656

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo