FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC895612

Quais sinais clínicos caracterizam sobredosagem de anestésico local, sobredosagem de adrenalina, reação alérgica e síncope vasodepressora?

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

De acordo com o assunto Odontologia: Sem classificação, responda:

Quais sinais clínicos caracterizam sobredosagem de anestésico local, sobredosagem de adrenalina, reação alérgica e síncope vasodepressora?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

A sobredosagem do anestésico local cursa com estimulação inicial do sistema nervoso central e subsequente depressão do SNC; a sobredosagem da adrenalina causa hiperatividade autonômica transitória geralmente com consciência preservada; a reação alérgica manifesta sinais cutâneos, edema e possível broncoespasmo; e a síncope vasodepressora apresenta fraqueza, tontura, palidez e sudorese com recuperação rápida em decúbito dorsal.

• Anestésico local: fase inicial de estimulação do SNC com agitação, taquicardia e hipertensão que pode evoluir para depressão do SNC, letargia, depressão respiratória, colapso cardiovascular e perda de consciência.
• Adrenalina: sintomas agudos e transitórios de hiperatividade autonômica, como nervosismo intenso, tremores, cefaleia pulsátil, taquicardia e elevação arterial significativa, com consciência usualmente preservada.
• Alergia: sinais cutâneos como rubor, urticária e prurido, possível edema e broncoespasmo, menos frequente porém potencialmente mais perigosa.
• Síncope vasodepressora: fraqueza, tontura, palidez e sudorese, melhora rápida ao colocar o paciente em decúbito dorsal e associada ao medo ou estímulo vasovagal.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/888342

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo