FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC896097

Como glicocorticóides prolongados afetam o eixo tireoidiano e causam letargia, ganho de peso e bradicardia?

Clínica Médica Veterinária

CRS (PM MG) · 2023

De acordo com o assunto Veterinária e Zootecnia: Clínica Médica Veterinária, responda:

Como glicocorticóides prolongados afetam o eixo tireoidiano e causam letargia, ganho de peso e bradicardia?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

Glicocorticóides em uso prolongado suprimem o eixo hipotálamo-hipófise, reduzindo a liberação de TSH e levando a hipotireoidismo secundário por queda de T3/T4.

• Mecanismo: feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise reduz a secreção de TSH e diminui a produção de T3/T4 pela tireoide.
• Sinais clínicos: redução dos hormônios tireoidianos diminui o metabolismo basal, causando letargia, ganho de peso e bradicardia.
• Reprodução: deficiência de hormônios tireoidianos pode provocar infertilidade ou falha de concepção.
• Diagnóstico e manejo: confirmar com dosagens de T4 total e TSH e revisar a terapia com glicocorticóides, com reposição de levotiroxina quando indicada.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/888827

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo