Questão FC300969
Ao planejar exodontias, é fundamental executar uma anamnese aprofundada para identificar possíveis fatores que aumentem o risco de complicações trans e pós-operatórias. No caso de
Cirurgia
FGV · 2024
Ao planejar exodontias, é fundamental executar uma anamnese aprofundada para identificar possíveis fatores que aumentem o risco de complicações trans e pós-operatórias.
No caso de pacientes fazendo uso de denosumabe, uma possível complicação pós-exodontia relacionada com o medicamento é
- hemorragia.
- osteonecrose associada a medicamentos.
- alveolite.
- parestesia.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
B
Comentário do professor
Osteonecrose associada a medicamentos é uma complicação que pode ocorrer após exodontia em pacientes em uso de denosumabe.
O denosumabe é um anticorpo monoclonal contra o RANKL que promove a inibição dos osteoclastos, reduzindo fortemente a remodelação óssea. Essa supressão prejudica a capacidade do osso alveolar de cicatrizar após trauma cirúrgico.
Clinicamente manifesta‑se por retardo de cicatrização, exposição de osso necrótico, dor e possível infecção, geralmente semanas a meses após o procedimento.
Para reduzir risco: anamnese detalhada, comunicação com o prescritor, planejamento para técnica atraumática, sutura para fechamento primário e medidas locais de prevenção/infeção. Em alguns casos pode-se discutir ajuste temporário da terapia com o médico responsável, sempre individualizando o conduta.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em