Questão FC301092
Quando se trata de pacientes com infecção, a alergia aos antibióticos deve ser cuidadosamente verificada por meio de uma fonte confiável e registrada. As reações de hipersensibilid
Estomatologia e Patologia Bucal
FGV · 2024
Quando se trata de pacientes com infecção, a alergia aos antibióticos deve ser cuidadosamente verificada por meio de uma fonte confiável e registrada. As reações de hipersensibilidade ocorrem com todos os antibióticos, tendo as penicilinas e cefalosporinas as maiores incidências de reações.
Em pacientes com infecção sob tratamento com antibioticoterapia, o sinal clínico mais comum em reações de hipersensibilidade do tipo IV é
- persistente baixo grau de febre.
- edema.
- urticária.
- frequência cardíaca alterada.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
A
Comentário do professor
A hipersensibilidade tipo IV é mediada por linfócitos T sensibilizados que reconhecem o fármaco (ou hapteno) e liberam citocinas, atraindo macrófagos e outras células efetoras para o local.
Esse processo é tardio, exigindo tempo para recrutamento celular (tipicamente 24–72 h), o que explica a evolução mais lenta das manifestações clínicas.
A liberação de citocinas pró‑inflamatórias (por exemplo, IL‑1, TNF, IFN‑γ) altera o centro termorregulador hipotalâmico, promovendo um estado de temperatura corporal levemente elevada que tende a ser contínuo enquanto a resposta imune persiste.
Por isso, em pacientes sob antibioticoterapia, a presença de febre baixa persistente é o sinal clínico mais característico de uma reação de hipersensibilidade do tipo IV.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em