FC ConcursosFC Concursos

Questão FC301106

O choque anafilático (ou anafilaxia generalizada) é uma reação sistêmica aguda geralmente explosiva, mediada por lgE, que ocorre quando indivíduos previamente sensibilizados entram

Emergências Médicas em Odontologia

FGV · 2024

O choque anafilático (ou anafilaxia generalizada) é uma reação sistêmica aguda geralmente explosiva, mediada por lgE, que ocorre quando indivíduos previamente sensibilizados entram novamente em contato com o antígeno. Na presença de manifestações respiratórias e cardiovasculares durante o atendimento, deve-se administrar, via intramuscular,

  1. 0,3ml de uma solução de epinefrina 1:1.000, podendo-se repetir a cada 2 a 5 minutos, até que chegue o socorro médico.
  2. 0,5 ml de uma solução de epinefrina 1:1.000, podendo-se repetir a cada 5 a 10 minutos, até que chegue o socorro médico.
  3. 0,5ml de uma solução de epinefrina 1:100.000, podendo-se repetir a cada 5 a 10 minutos, até que chegue o socorro médico.
  4. 0,3ml de uma solução de epinefrina 1:100.000, podendo-se repetir a cada 2 a 5 minutos, até que chegue o socorro médico.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

Epinefrina 0,5 mL da solução 1:1.000, administrada por via intramuscular, é a conduta imediata indicada na presença de manifestações respiratórias e cardiovasculares da anafilaxia. Pode ser repetida a cada 5 a 10 minutos até a chegada do socorro médico.

Explicação rápida: 1:1.000 = 1 mg/mL, portanto 0,5 mL corresponde a 0,5 mg de epinefrina (dose padrão adulta). A droga age por vasoconstrição (alfa) e broncodilatação (beta2), reduzindo edema de vias aéreas e restabelecendo pressão arterial.

Administre no músculo da região lateral da coxa (vasto lateral) para melhor absorção; monitore sinais cardiovasculares e solicite socorro imediato, fornecendo suporte básico (oxigênio/posicionamento) conforme necessidade.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo