FC ConcursosFC Concursos

Questão FC301154

Alguns medicamentos como os sedativos ansiolíticos e anticonvulsivantes, utilizados pelo paciente com deficiência intelectual, podem provocar efeitos colaterais como

Manejo de Pacientes com Condições Especiais

FGV · 2022

Alguns medicamentos como os sedativos ansiolíticos e anticonvulsivantes, utilizados pelo paciente com deficiência intelectual, podem provocar efeitos colaterais como

  1. hiperplasia gengival e xerostomia.
  2. abscesso dento-alveolar e hipoplasia de esmalte.
  3. xerostomia e língua geográfica.
  4. sangramento gengival e abscesso dento-alveolar.
  5. língua geográfica e hipoplasia de esmalte.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

A

Comentário do professor

Medicamentos usados em pacientes com deficiência intelectual, como sedativos, ansiolíticos e anticonvulsivantes, podem provocar hiperplasia gengival e xerostomia.

Na hiperplasia gengival (aumento do tecido gengival) o efeito está relacionado à alteração da resposta dos fibroblastos e deposição de matriz extracelular induzida por fármacos. Exemplos incluem fenitoína e outros agentes que, isoladamente ou em presença de placa bacteriana, favorecem o crescimento gengival.

A xerostomia decorre de efeitos anticolinérgicos ou redução do fluxo salivar causada por diversos sedativos e anticonvulsivantes. A diminuição da saliva aumenta risco de cárie, mucosite, dificuldade de deglutição e desconforto oral.

O manejo envolve reforço de higiene oral, controle de placa, profilaxia profissional, uso de flúor, salivares artificiais ou sialogogos quando indicado e revisão medicamentosa em conjunto com o médico.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo