FC ConcursosFC Concursos

Questão FC301475

A Síndrome de Cushing pode ser causada pela administração prolongada de

Questões sem classificação de assunto (Odontologia)

FGV · 2021

A Síndrome de Cushing pode ser causada pela administração prolongada de

  1. antibiótico.
  2. antidepressivo.
  3. ansiolítico.
  4. anti-inflamatório não esteroide (AINE).
  5. córticoesteroides.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Errado

Comentário do professor

Córticoesteroides administrados por tempo prolongado podem provocar a Síndrome de Cushing por promoverem um estado de hipercortisolismo exógeno. Esses fármacos mimetizam a ação do cortisol ao ativar receptores glicocorticoides em vários tecidos, gerando alterações metabólicas e morfológicas características.

O uso crônico, especialmente em doses altas, leva a feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, com redução do ACTH e consequente atrofia adrenal, apesar da presença clínica de excesso de cortisol sistêmico devido à droga.

Clinicamente surgem obesidade central, face em moeda, gibosidade dorsal, pele fina, fraqueza muscular, osteoporose, hipertensão e hiperglicemia. O manejo envolve reduzir a dose ou desmame gradual para evitar insuficiência adrenal.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo