Questão FC318976
No caso de um transeunte, numa via pública, começar a se sentir mal, relatando dor no peito e formigamento nos braços, é possível que ele esteja tendo somente um ataque de pânico o
Primeiros Socorros
INSTITUTO ACESSO · 2020
No caso de um transeunte, numa via pública, começar a se sentir mal, relatando dor no peito e formigamento nos braços, é possível que ele esteja tendo somente um ataque de pânico ou um ataque de pânico em combinação com um infarto. Nessa hipótese, o que NÃO deve ser feito?
- Evitar que ele faça qualquer tipo de esforço físico.
- Colocá-lo deitado em local tranquilo e ventilado.
- Chamar socorro imediatamente.
- Dar um copo d'água pura ou com um pouco de açúcar.
- Afrouxar suas roupas.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
D
Comentário do professor
Dar um copo d'água ou água com açúcar é contraindicado nessa suspeita porque não se pode excluir um infarto agudo do miocárdio no quadro inicial.
O principal risco é a aspiração: um paciente com dor torácica pode vomitar, perder a consciência ou ter reflexos de proteção comprometidos, e ingerir líquidos aumenta o perigo de aspiração pulmonar.
Além disso, a ingestão oral pode atrasar ou complicar procedimentos de emergência que exigem jejum ou anestesia (ex.: intubação, cirurgia) e interferir na avaliação clínica.
Portanto, sem confirmação de hipoglicemia, não oferecer líquidos; priorize avaliação imediata e acionamento de socorro especializado.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em