Questão FC559130
Mulheres dizem não às armas e sabem o porquê Decreto que facilita posse de armas pode elevar número de feminicídios no Brasil Ana Carolina Pekny e Natália Pollachi Há uma estreita
Interpretação de Textos (Compreensão)
CEV UECE · 2019
Mulheres dizem não às armas e sabem o porquê
Decreto que facilita posse de armas pode elevar número de feminicídios no Brasil
Ana Carolina Pekny e Natália Pollachi
Há uma estreita relação entre a presença de armas em residências e mortes de mulheres no Brasil. E a preocupação sobre o aumento dos casos de feminicídios cresce com o decreto que facilita a posse de armas, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em 2017, a cada duas horas 44 mulheres foram agredidas fisicamente, 14 foram estupradas e uma foi morta, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Diante desse nível de violência, promotores do armamento civil têm usado a defesa da mulher como um de seus principais argumentos, algo profundamente problemático por vários motivos.
Em primeiro lugar, porque usurpa e distorce a voz feminina. Usurpa, pois, no Brasil este debate tem sido quase exclusivamente masculino. Quando o palanque é compartilhado, é para que mulheres referendem o discurso iniciado e concluído por homens. Distorce, porque nos utiliza como argumento para uma mudança que a maioria de nós não quer. Segundo pesquisa do Datafolha de dezembro de 2018, 61% da população em geral e 70% das mulheres são contra a flexibilização da posse de armas.
Em segundo lugar, porque se vale de duas narrativas deturpadas. De um lado, a narrativa de que homens precisam se armar para defender “suas” mulheres, colocando-as ao lado de suas propriedades e sob os desígnios de uma decisão alheia; de outro, a de que as mulheres precisariam se armar para se defenderem.
O discurso de que é necessário armar os “homens da família” para que se tornem defensores das mulheres ignora que o ambiente doméstico é um dos mais perigosos para esse grupo. Nele ocorreram duas a cada três das agressões contra mulheres e três a cada 10 das mortes violentas (40% delas, com armas de fogo) em 2016, segundo o Datasus. O mesmo levantamento mostra que metade das agressões em casa foram praticadas por pais, padrastos ou parceiros, e que a presença da arma escala as agressões, tornando-as rapidamente letais – 60% das violências contra mulheres praticadas com armas de fogo terminaram em morte, contra 7% dos demais tipos de agressão.
Já a ideia de que mulheres precisam se armar para se defenderem ignora o peso do fator surpresa, que faz com que apenas estar armada não implique em proteção. O uso da arma para autodefesa requer que ela esteja em local de alcance imediato e municiada. Uma arma nessas condições poderia ser tomada e usada contra a vítima ou causar acidentes, especialmente em casas com crianças. Além disso, o uso da arma para defesa pessoal pressupõe treinamento constante, algo muito distante da realidade de quase toda a população.
Por fim, o argumento sugere que cabe às mulheres tentar garantir sua integridade, desviando-se da responsabilidade estatal de garantir sua segurança. Mais eficiente, lógico e seguro seria reforçar a conscientização da= igualdade de direitos, o atendimento integral às vítimas, o investimento no monitoramento das medidas protetivas e na investigação e punição de agressores. A maioria de nós não quer ter que tentar se defender com uma arma em punho, muito menos nos tiroteios que se proliferarão com as duas partes armadas – lembrando que a compra de armas é sempre maior entre homens.
O aumento do número de armas em circulação, em casa ou na rua, expõe as mulheres a mais riscos. Bradar que mais armas evitarão sua vitimização é falacioso e não serve ao propósito de protegê-las, mas sim de abandoná-las à própria sorte. As mulheres dizem não a esse contrassenso. Ouçam-nos.
Ana Carolina Pekny, 33, é pesquisadora do Instituto Sou da Paz. Natália Pollachi, 29, é coordenadora de projetos do Instituto Sou da Paz.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/19/opinion/1547931975_861982.html Acesso em 03/10/2019.
Considerando o contexto de produção e circulação, é correto afirmar que o texto em estudo
- tem como enquadramento o contexto literário, explorando o universo das representações simbólicas, das visões metafóricas, ilustradas com dados de pesquisas.
- pertence ao domínio da literatura que costuma ser publicada em suportes do jornalismo e que supõe uma abordagem literária dos fatos do dia a dia.
- apresenta-se em uma linguagem típica da oralidade coloquial para adequar-se às exigências próprias do campo social discursivo do jornalismo formador de opinião.
- prevê, como destinatários, leitores interessados por decisões políticas, das quais decorrem muitos dos seus direitos sociais; além de os pressupor, como um grupo que detém certo grau de letramento.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
D
Comentário do professor
Contexto e circulação: o texto é um artigo de opinião publicado em veículo de grande circulação, assinado por pesquisadoras do Instituto Sou da Paz, e discute um decreto presidencial sobre posse de armas. Esses elementos situam o leitor no debate público sobre decisões políticas que afetam direitos sociais.
Destinatários: dirige-se a leitores interessados em políticas públicas e segurança, capazes de avaliar implicações do decreto para a integridade das mulheres. A escolha de dados e de apelos políticos visa mobilizar essa audiência.
Pressuposto de letramento: o texto cita Anuário, Datasus e Datafolha, usa estatísticas e argumentos técnicos, o que pressupõe um público com algum grau de letramento político e estatístico para compreender e contestar as informações apresentadas.
Portanto, a alternativa descreve corretamente o público e os pressupostos de leitura do texto.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em