FC ConcursosFC Concursos

Questão FC701315

A Lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico (EVALI) pode causar problemas respiratórios graves. Estudos mostram que as substâncias químicas inaladas dos cigarros eletrô

Sem classificação

VUNESP · 2025

A Lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico (EVALI) pode causar problemas respiratórios graves. Estudos mostram que as substâncias químicas inaladas dos cigarros eletrônicos ou vapes, e a alta temperatura de combustão dessas substâncias químicas provocam sérias lesões pulmonares. Uma das estruturas que são danificadas pelo uso de vapes está indicada por uma seta na ilustração a seguir:

(Disponível em: https://www.fetalmed.net/ o-que-e-o-surfactante-pulmonar/. Adaptado)

Considerando a ilustração e as informações do textosobre a EVALI, verifica-se que essa lesão provoca insuficiência respiratória porque

  1. aumenta a passagem, durante a inspiração, do gás CO2, indicado por 1, dos alvéolos para os brônquios.
  2. diminui a passagem, durante a expiração, do gás O2, indicado por 1, do bronquíolo para os alvéolos.
  3. impede que, durante a expiração, o gás O2, indicado por 2, passe do vaso sanguíneo para o bronquíolo.
  4. reduz, durante a inspiração, a passagem de gás O2, indicado por 1, dos alvéolos para o capilar sanguíneo.
  5. diminui a ligação de CO2, indicado por 1, à hemoglobina presente nas hemácias dos capilares.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

D

Comentário do professor

A alternativa D afirma que a lesão reduz, durante a inspiração, a passagem de O2 (indicado por 1) dos alvéolos para o capilar sanguíneo. Essa interpretação está correta.

Na figura, a seta 1 representa a difusão do oxigênio do ar alveolar para o sangue, processo chamado hematose. Em EVALI, as substâncias inaladas provocam inflamação, edema alveolar e comprometimento do surfactante.

Essas alterações aumentam a distância de difusão e reduzem a área funcional dos alvéolos, prejudicando a transferência de O2 para os capilares. Como resultado, a pressão arterial de oxigênio cai e instala-se a insuficiência respiratória.

Portanto, a alternativa D descreve corretamente o mecanismo fisiopatológico responsável pela queda da oxigenação no quadro descrito.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo