Questão FC701582
Vários distúrbios circulatórios podem acometer o organismo humano. Especificamente no sistema nervoso, o rompimento de vasos sanguíneos pode causar sintomas progressivos e possivel
Sem classificação
VUNESP · 2025
Vários distúrbios circulatórios podem acometer o organismo humano. Especificamente no sistema nervoso, o rompimento de vasos sanguíneos pode causar sintomas progressivos e possivelmente morte se não for tratado da forma correta.
Trata-se de
- estenose.
- acidentes vasculares encefálicos isquêmicos (AVEi).
- acidentes vasculares encefálicos hemorrágicos (AVEh).
- tumores.
- malformação vascular.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
Certo
Comentário do professor
Acidente vascular encefálico hemorrágico ocorre pelo rompimento de vasos no sistema nervoso, com extravasamento sanguíneo para o tecido cerebral ou para espaços meníngeos. Esse sangramento compromete a oxigenação local e provoca lesão direta ao tecido nervoso.
O sangue acumulado causa efeito de massa e aumento da pressão intracraniana, o que gera déficits neurológicos progressivos e risco de herniação cerebral. Sem intervenção rápida, a lesão pode evoluir para óbito.
Fatores associados incluem hipertensão crônica, angiopatia amiloide, uso de anticoagulantes e malformações vasculares.
O manejo é urgente: controle da pressão, reversão da anticoagulação quando indicada, suporte neurológico e, em alguns casos, intervenção cirúrgica para drenar o hematoma e reduzir a pressão.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em