FC ConcursosFC Concursos

Questão FC779222

Paciente, 23 anos, teve ingestão acindental de paracetamol e deu entrada no pronto-socorro com náuseas e elevação da ALT. Em casos de intoxicação por paracetamol, o antídoto indica

Sem classificação

Instituto AOCP · 2026

Paciente, 23 anos, teve ingestão acindental de paracetamol e deu entrada no pronto-socorro com náuseas e elevação da ALT. Em casos de intoxicação por paracetamol, o antídoto indicado é

  1. flumazenil.
  2. naloxona.
  3. vitamina K.
  4. atropina.
  5. N-acetilcisteína.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Errado

Comentário do professor

N-acetilcisteína é o antídoto indicado para intoxicação por paracetamol. Atua fornecendo grupos sulfidrila que reconstituem os estoques de glutationa, permitindo a neutralização do metabólito hepático tóxico NAPQI e prevenindo necrose hepatocelular.

Seu uso é guiado pelo tempo transcorrido e pela concentração sérica de paracetamol, sendo mais eficaz quando iniciada nas primeiras 8 horas após a ingestão, mas ainda benéfica mesmo após lesão estabelecida.

Está disponível por via oral (protocolo de 72 horas) e endovenosa (protocolo de 20 horas). Reações anafilactoides podem ocorrer com a via IV e geralmente cedem com redução da velocidade da infusão e suporte sintomático.

Em casos suspeitos deve-se avaliar níveis séricos e usar o nomograma de Rumack‑Matthew para decisão terapêutica, iniciando a N-acetilcisteína quando indicado.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo