Questão FC784869
Em uma titulação, a mudança de cor de um indicador químico ocasiona um erro absoluto constante de +0,03 ml na leitura do volume do titulante. Tendo em vista essa situação, assinale
Química
Instituto AOCP · 2025
Em uma titulação, a mudança de cor de um indicador químico ocasiona um erro absoluto constante de +0,03 ml na leitura do volume do titulante. Tendo em vista essa situação, assinale a alternativa que apresenta o erro relativo percentual quando o volume total de titulante é 25,00 ml.
- 0,30%.
- 0,12%.
- 0,99%.
- 0,25%.
- 0,75%.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
B
Comentário do professor
Alternativa correta (B): 0,12%.
Foram fornecidos: Erro absoluto = +0,03 ml e Volume total = 25,00 ml.
Calcule o Erro relativo usando \(Erro\ relativo=\dfrac{erro\ absoluto}{valor\ verdadeiro}\).
Substituindo: \(Erro\ relativo=\dfrac{0{,}03}{25{,}00}=0{,}0012\).
Para obter o Erro relativo percentual, multiplique por 100%: \(0{,}0012\times100\%=0{,}12\%\).
Portanto, o erro corresponde a 0,12% do volume medido, isto é, um desvio muito pequeno frente aos 25,00 ml.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em