FC ConcursosFC Concursos

Questão FC887842

O uso terapêutico de fármacos é comum em Odontologia, sendo que a anestesia local é essencial sempre que se contemplem procedimentos potencialmente dolorosos. Quanto aos efeitos no

Anestesiologia

CRS (PM MG) · 2026

O uso terapêutico de fármacos é comum em Odontologia, sendo que a anestesia local é essencial sempre que se contemplem procedimentos potencialmente dolorosos. Quanto aos efeitos nocivos dos fármacos, descritos por MALAMED, S.F. et al. (2021), marque a alternativa CORRETA.

  1. Os anestésicos locais agem para deprimir as membranas excitáveis. Os sinais e sintomas da superdosagem estão relacionados com a extensão direta das ações farmacológicas em seus órgãos-alvo, como o sistema nervoso central e o miocárdio.
  2. Todos os fármacos exercem ação única, provocando, portanto, somente efeitos desejáveis, desde que sejam administrados pela via correta e no momento correto ao paciente.
  3. A reação observada normalmente na alergia é sempre produzida por uma resposta exagerada do sistema imune do paciente, sendo, portanto, dose-dependente. Quanto maior a dose administrada, maior e mais grave será a reação.
  4. As funções de absorção, metabolismo e excreção podem estar desenvolvidas de forma imperfeita em pessoas muito jovens e reduzidas em pessoas idosas, o que poderia promover a redução da meia-vida do fármaco e consequentemente os níveis circulantes sanguíneos do anestésico.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

A

Comentário do professor

Os anestésicos locais atuam deprimindo as membranas excitáveis por bloqueio dos canais de sódio voltagem-dependentes, impedindo a geração e condução do impulso nervoso.

Quando a concentração plasmática torna-se excessiva, essa ação farmacológica se estende aos órgãos-alvo: no sistema nervoso central surgem sintomas progressivos como tontura, parestesias periorais, zumbido, distúrbios visuais, agitação, convulsões e depressão respiratória; no miocárdio há depressão contratil, bloqueios de condução, arritmias e hipotensão.

A intoxicação costuma decorrer de injeção intravascular acidental, dose excessiva ou redução da depuração. O tratamento inicial foca suporte de vias aéreas, controle de convulsões (benzodiazepínicos) e, em casos graves de cardiotoxicidade, terapia lipídica.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo