FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC518158

Qual taquicardia ventricular polimórfica pode ocorrer pelo prolongamento do QTc causado por antidepressivos tricíclicos?

Psiquiatria

CEBRASPE (CESPE) · 2025

De acordo com o assunto Medicina: Psiquiatria, responda:

Qual taquicardia ventricular polimórfica pode ocorrer pelo prolongamento do QTc causado por antidepressivos tricíclicos?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

O prolongamento do intervalo QTc por antidepressivos tricíclicos pode causar torsades de pointes, uma taquicardia ventricular polimórfica.



• Fisiopatologia: bloqueio de canais de potássio, retardando a repolarização ventricular e prolongando o QTc no ECG.
• Risco: superdosagem, hipocalemia, bradicardia e uso concomitante de outros fármacos que prolongam o QT.
• Conduta inicial: suspender o agente, monitorização cardíaca, correção eletrolítica e administração de sulfato de magnésio, e cardioversão elétrica se houver instabilidade hemodinâmica.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/514355

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo