FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC874681

Qual a conduta inicial adequada para um episódio misto no transtorno bipolar com uso recente de antidepressivo?

Sem classificação

VUNESP · 2026

De acordo com o assunto Medicina: Sem classificação, responda:

Qual a conduta inicial adequada para um episódio misto no transtorno bipolar com uso recente de antidepressivo?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

Suspender o antidepressivo e iniciar estabilizador do humor, associando antipsicótico atípico para controle agudo dos sintomas.

• Antidepressivo: suspender imediatamente, pois pode precipitar virada para mania, agravar agitação e aumentar risco de ciclagem rápida.
• Estabilizadores: iniciar lítio (reduz risco de suicídio), valproato (evidência em episódios mistos) ou carbamazepina conforme perfil clínico e monitorização laboratorial.
• Antipsicóticos atípicos: associar quetiapina, olanzapina ou risperidona para controle rápido de agitação, taquipsiquismo, insônia e sintomas psicóticos.
• Monitoramento: avaliar risco suicida e sono, considerar internação se risco elevado, ajustar doses por efeitos adversos e garantir seguimento psiquiátrico e adesão ao tratamento.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/870264

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo