Flashcard FC875102
Qual classe de fármacos em anestesia é mais associada à anafilaxia imediata com broncoespasmo e instabilidade hemodinâmica?
Sem classificação
VUNESP · 2026
Qual classe de fármacos em anestesia é mais associada à anafilaxia imediata com broncoespasmo e instabilidade hemodinâmica?
Mostrar resposta e comentário
Resposta
Os bloqueadores neuromusculares são a classe mais frequentemente associada à anafilaxia no contexto anestésico.• Amônios quaternários: suas estruturas funcionam como determinantes antigênicos capazes de induzir resposta IgE mediada e explicar reações imediatas com broncoespasmo e instabilidade hemodinâmica.
• Liberação de histamina: alguns agentes provocam liberação direta de histamina, ampliando a gravidade clínica.
• Sensibilização prévia: exposição prévia a produtos com amônios quaternários pode causar sensibilização silenciosa e reatividade cruzada entre bloqueadores.
• Conduta imediata: epinefrina, suporte avançado de via aérea e reposição volêmica são essenciais, e a dosagem de tripase pode auxiliar na confirmação diagnóstica.
Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/870685
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em