Flashcard FC875307
Qual o mecanismo da hipocalcemia sintomática durante aférese e seu tratamento agudo?
Sem classificação
VUNESP · 2026
Qual o mecanismo da hipocalcemia sintomática durante aférese e seu tratamento agudo?
Mostrar resposta e comentário
Resposta
A quelação do cálcio ionizado pelo citrato usado como anticoagulante na linha extracorpórea causa redução do Ca2+ disponível e sintomas neuromusculares, sendo o tratamento agudo a administração IV lenta de gluconato de cálcio com monitorização clínica e ECG.• Citrato: quelante de cálcio que liga o Ca2+ ionizado no sangue extracorpóreo, reduzindo sua disponibilidade sistêmica e causando parestesias, câimbras e tetania.
• Gluconato de cálcio: reposição IV lenta para restaurar rapidamente o Ca2+ livre, monitorizar sinais clínicos e ECG, e considerar infusão contínua se os sintomas persistirem.
Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/870890
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em