FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC894039

Como a fenilefrina aplicada unilateralmente pode alterar a avaliação da ptose?

Oftalmologia

CRS (PM MG) · 2008

De acordo com o assunto Medicina: Oftalmologia, responda:

Como a fenilefrina aplicada unilateralmente pode alterar a avaliação da ptose?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

A fenilefrina causa midríase e elevação palpebral ao estimular o músculo dilatador da íris e o músculo de Müller, e sua aplicação unilateral pode fazer o olho contralateral parecer ptótico e miótico por contraste.

• Fenilefrina: agonista alfa-adrenérgico que provoca midríase e elevação palpebral pela contração do músculo de Müller.
• Aplicação unilateral: dilata e eleva apenas o olho tratado, fazendo o contralateral aparentar ptose e miose por contraste.
• Conduta clínica: comparar antes e depois ou usar testes bilaterais e concentrações apropriadas para evitar interpretação errônea.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/886769

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo