FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC894569

Quando diagnosticar transtorno do humor induzido por substância/medicação em vez de transtorno bipolar primário?

Psiquiatria

CRS (PM MG) · 2024

De acordo com o assunto Medicina: Psiquiatria, responda:

Quando diagnosticar transtorno do humor induzido por substância/medicação em vez de transtorno bipolar primário?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

O diagnóstico de transtorno do humor induzido por substância/medicação deve ser adotado quando os sintomas com características maníacas são melhor explicados por substâncias de abuso, medicamentos prescritos ou condições médicas.

• Substâncias: anfetaminas, cocaína e álcool podem provocar euforia, agitação, redução do sono e impulsividade.
• Medicamentos: corticosteroides e agentes dopaminérgicos são exemplos que podem induzir sintomas maníacos.
• Condições médicas: hipertiroidismo, infecções do sistema nervoso, traumatismo cranioencefálico e distúrbios metabólicos podem causar sintomas maníacos.
• Avaliação: histórico temporal, exames laboratoriais e toxicológicos são essenciais para o diagnóstico diferencial.
• Classificação: se os achados apontam para essas causas, o rótulo é transtorno do humor induzido por substância/medicação, não transtorno bipolar primário.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/887299

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo