FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC894923

Qual o distúrbio ácido-básico e as alterações eletrolíticas típicas após vômitos gástricos repetidos?

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

De acordo com o assunto Medicina: Sem classificação, responda:

Qual o distúrbio ácido-básico e as alterações eletrolíticas típicas após vômitos gástricos repetidos?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

Alcalose metabólica com pH e HCO3- elevados, associada a hipocloremia e frequentemente hipocalemia por depleção volêmica e ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona.

• Fisiopatologia: Perda de HCl pelo vômito reduz a carga ácida e eleva o bicarbonato sérico, causando alcalose metabólica.
• Hipocloremia: Perda de Cl- impede a excreção renal de bicarbonato via troca Cl-/HCO3-, perpetuando a alcalose.
• Hipocalemia: Depleção volêmica ativa renina-angiotensina-aldosterona, a aldosterona aumenta secreção de K+ e H+, agravando a alcalose e causando hipocalemia.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/887653

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo