FC ConcursosFC Concursos

Flashcard FC894951

Qual medicamento em lactentes jovens está associado à estenose hipertrófica do piloro?

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

De acordo com o assunto Medicina: Sem classificação, responda:

Qual medicamento em lactentes jovens está associado à estenose hipertrófica do piloro?
Mostrar resposta e comentário

Resposta

A eritromicina em lactentes jovens está associada ao desenvolvimento de estenose hipertrófica do piloro.

• Eritromicina: age como agonista dos receptores da motilina, estimulando contrações gástricas intensas que podem levar à hipertrofia do músculo pilórico e obstrução do esvaziamento gástrico.
• Sinais clínicos: vômitos volumosos não biliosos em jato, apetite voraz, ondas peristálticas visíveis, desidratação e emagrecimento.





Veja como foi cobrado:
https://flashcardsconcursos.com.br/portal/flashcard/887681

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo