FC ConcursosFC Concursos

Questão FC209072

De acordo com a NR 32 consideram-se medicamentos e drogas de risco aqueles que podem causar, entre outros sintomas,

Normas Regulamentadoras do MTE

FGV · 2024

De acordo com a NR 32 consideram-se medicamentos e drogas de risco aqueles que podem causar, entre outros sintomas,

  1. Dependência.
  2. Efeitos adversos.
  3. Genotoxicidade.
  4. Interações medicamentosas.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Certo

Comentário do professor

De acordo com a NR 32, a alternativa correta é a que menciona a genotoxicidade como um dos efeitos adversos causados por medicamentos e drogas de risco.

Genotoxicidade refere-se à capacidade de certos agentes químicos ou físicos de causar danos ao DNA. Essa condição é crítica, pois pode levar a mutações que, ao longo do tempo, podem resultar em doenças como o câncer.

A NR 32 especifica, em seu item 32.3.9.1, que as drogas e medicamentos que causam genotoxicidade são classificados como de risco, junto a outras condições como carcinogenicidade e teratogenicidade.

É importante destacar que a atuação em ambientes de saúde deve incluir precauções rigorosas ao lidar com esses agentes, protegendo tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes, já que os riscos estão relacionados à manipulação e ao uso inadequado desses produtos.

Essa classificação é vital para garantir que práticas seguras sejam implementadas em serviços de saúde e que as normas de segurança sejam seguidas de forma eficaz.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo