Questão FC869007
Jovem é encontrada em festa com hipertermia, taquicardia, pressão arterial elevada e confusão mental. A análise toxicológica revela o uso de MDMA. Assinale a opção que descreve cor
Farmacologia (Farmácia)
FGV · 2026
Jovem é encontrada em festa com hipertermia, taquicardia, pressão arterial elevada e confusão mental. A análise toxicológica revela o uso de MDMA.
Assinale a opção que descreve corretamente o mecanismo de toxicidade aguda desta substância.
- Aumenta a liberação das aminas biogênicas, serotonina, noradrenalina e dopamina, com consequente hipertermia e exaustão metabólica.
- Ativação direta dos receptores GABA-A, causando hiperexcitabilidade neuronal.
- Inibição da acetilcolinesterase com consequente redução da degradação da noradrenalina, responsável pelos sintomas periféricos.
- Atua como agonista dos receptores NMDA, aumentando a excitabilidade neuronal em diversas vias de regulação.
- Antagonismo direto dos receptores dopaminérgicos, atuando nos centros de recompensa e prazer.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
A
Comentário do professor
MDMA aumenta a disponibilidade sináptica das aminas biogênicas ao promover o bloqueio da recaptação e o transporte reverso pelos transportadores neurais, especialmente SERT, DAT e NET, e ao interferir no armazenamento vesicular (VMAT). Esse efeito eleva abruptamente os níveis de serotonina, noradrenalina e dopamina na fenda sináptica.
O excesso de serotonina e catecolaminas gera ativação autonômica intensa: taquicardia, hipertensão, agitação e aumento da atividade motora. A combinação de produção de calor aumentada, contração muscular sustentada e vasoconstrição periférica prejudica a dissipação térmica e provoca hipertermia.
Se persistente, essa demanda energética elevada leva à exaustão metabólica, podendo evoluir para rabdomiólise, insuficiência orgânica e choque por falha na termorregulação. Clinicamente, o reconhecimento precoce e suporte cardiorrespiratório e térmico são cruciais.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em