FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870175

Paciente, 7 anos, sexo masculino, apresenta amigdalite aguda estreptocócica nos últimos 3 dias. No segundo dia de tratamento com amoxicilina com clavulanato de potássio, iniciou qu

Sem classificação

VUNESP · 2026

Paciente, 7 anos, sexo masculino, apresenta amigdalite aguda estreptocócica nos últimos 3 dias. No segundo dia de tratamento com amoxicilina com clavulanato de potássio, iniciou quadro de hiperatividade motora e sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo. A mãe tinha os mesmos sintomas quando criança.

 

Considerando-se a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.

  1. Esse paciente não pode ser tratado com penicilinas, pois elas são as causadoras das crises neurológicas.
  2. O paciente deve ser tratado com medicação neuropsiquiátrica nas crises.
  3. Os quadros tendem a persistir até idade adulta.
  4. A amigdalectomia está indicada como tratamento profilático para que o paciente não tenha novos episódios semelhantes.
  5. Deve-se descartar a presença de causa central com ressonância magnética de crânio.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

O quadro descrito é compatível com PANDAS (surgimento abrupto de sintomas obsessivo‑compulsivos e comportamentais após infecção por estreptococo), com história familiar sugerindo predisposição genética.

Em crises agudas, além do tratamento da infecção, o manejo exige tratamento neuropsiquiátrico sintomático para controlar ansiedade, compulsões e hiperatividade, reduzir sofrimento e restabelecer funcionamento.

Os ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) são a base para sintomas obsessivo‑compulsivos; antipsicóticos podem ser necessários para agitação grave ou tics refratários; ansiolíticos de curta duração auxiliam em crises agudas.

Em casos muito graves ou refratários considera‑se terapias imunomoduladoras, mas a indicação imediata é o controle neuropsiquiátrico das crises.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo