FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870236

Paciente foi diagnosticado com tromboembolismo agudo após viagem de avião em classe econômica. Teve trombose venosa profunda concomitante. Como sintoma, apresentou dispneia súbita,

Sem classificação

VUNESP · 2026

Paciente foi diagnosticado com tromboembolismo agudo após viagem de avião em classe econômica. Teve trombose venosa profunda concomitante. Como sintoma, apresentou dispneia súbita, hemoptise e dor torácica, com necessidade de internação por hipoxemia. Após alta, procurou pneumologista, já sem sintomas, recebendo anticoagulante oral.

 

Com base no quadro clínico apresentado, a conduta indicada é

  1. manter com anticoagulação por 3 a 6 meses.
  2. repetir angiotomografia de tórax para avaliar se recanalizou.
  3. solicitar ecocardiograma para avaliar se está com hipertensão pulmonar.
  4. pesquisar imediatamente fatores de trombofilia.
  5. solicitar mapeamento de inalação e perfusão pulmonar para avaliar tromboembolismo crônico.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

A

Comentário do professor

Neste caso houve tromboembolismo venoso (TEV) provocado por um fator transitório claro: viagem aérea prolongada, associado a trombose venosa profunda e embolia pulmonar sintomática.

Para eventos provocados, a recomendação é anticoagulação por tempo limitado, sendo o período padrão de manutenção de 3 meses. A faixa de 3 a 6 meses cabe quando há consideração clínica sobre gravidade inicial ou fatores que aumentem risco de recorrência.

Como o paciente teve internação por hipoxemia, é razoável manter a anticoagulação até completar pelo menos 3 meses e avaliar após esse período a relação risco/benefício para estender até 6 meses.

Antes da suspensão, deve-se reavaliar fatores predisponentes, risco de sangramento e necessidade de investigação adicional.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo