FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870264

Um homem de 52 anos, com diagnóstico prévio de transtorno bipolar tipo I, apresenta-se ao pronto atendimento com quadro de humor deprimido, agitação psicomotora intensa, taquipsiqu

Sem classificação

VUNESP · 2026

Um homem de 52 anos, com diagnóstico prévio de transtorno bipolar tipo I, apresenta-se ao pronto atendimento com quadro de humor deprimido, agitação psicomotora intensa, taquipsiquismo, insônia grave, irritabilidade marcada e ideação suicida persistente, configurando um episódio misto. Ele faz uso irregular de medicação e relata que, há duas semanas, iniciou por conta própria um antidepressivo obtido sem prescrição, pois se sentia muito deprimido e insone.

 

Considerando as evidências existentes sobre o manejo de transtorno bipolar, assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada.

  1. Manter o antidepressivo e associar um ansiolítico de curta duração para reduzir a agitação, pois a combinação acelera a resposta antidepressiva em estados mistos.
  2. Suspender o antidepressivo e iniciar tratamento com medicamentos estabilizadores do humor associados com antipsicóticos atípicos, monitorando risco de suicídio e sono de forma intensiva.
  3. Aumentar a dose do antidepressivo e adicionar um hipnótico, pois a piora da agitação indica resistência inicial ao tratamento antidepressivo.
  4. Introduzir um psicoestimulante para reduzir a lentificação cognitiva típica dos estados mistos, evitando sedação excessiva.
  5. Priorizar psicoterapia intensiva e evitar intervenções farmacológicas nas primeiras 48 horas, já que estados mistos respondem mal a ajustes medicamentosos intempestivos.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

Na presença de episódio misto em transtorno bipolar, a conduta correta é suspender o antidepressivo. Antidepressivos isolados podem precipitar virada para mania, agravar a agitação e aumentar risco de ciclagem rápida.

Devem ser iniciados estabilizadores do humor como lítio (reduz risco de suicídio), valproato (evidência em episódios mistos) ou carbamazepina, conforme perfil clínico e com monitorização de exames.

Associar antipsicóticos atípicos (por exemplo quetiapina, olanzapina, risperidona) é indicado para controle rápido de agitação, taquipsiquismo, insônia e sintomas psicóticos.

Monitorar intensivamente risco suicida e sono, considerar internação se risco elevado e ajustar doses conforme efeitos adversos. Reforçar adesão e encaminhamento para seguimento psiquiátrico.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo