FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870279

Um paciente em uso de clozapina 600 mg/dia apresenta febre e crise convulsiva. Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada para essa emergência psiquiátrica.

Sem classificação

VUNESP · 2026

Um paciente em uso de clozapina 600 mg/dia apresenta febre e crise convulsiva.

 

Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada para essa emergência psiquiátrica.

  1. Suspender imediatamente a clozapina, monitorar o paciente e solicitar exames para investigar a causa da febre.
  2. Prescrever antipirético e manter a clozapina, pois febre é efeito colateral benigno.
  3. Manter a clozapina e apenas tratar a convulsão com benzodiazepínico.
  4. Reduzir a dose da clozapina pela metade e observar evolução clínica.
  5. Substituir a clozapina por outro antipsicótico sem necessidade de exames laboratoriais.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

A

Comentário do professor

Suspender imediatamente a clozapina é mandatório frente à febre associada a crise convulsiva em uso de 600 mg/dia, pois a clozapina reduz o limiar convulsivo e pode causar neutropenia/agranulocitose e outras reações graves que se manifestam com febre.

Iniciar monitorização imediata: estabilizar ABC, controlar a crise convulsiva (preferencialmente benzodiazepínico IV), monitorar sinais vitais e suporte respiratório se necessário. Internar e observar evolução clínica.

Solicitar exames para investigar a causa da febre e a origem da crise: hemograma com contagem de neutrófilos (ANC), PCR, hemoculturas, eletrólitos, glicemia, função renal/hepática, níveis plasmáticos de clozapina, ECG e troponina (se suspeita de miocardite), além de EEG/TC cerebral conforme quadro.

Comunicar psiquiatria e hematologia; se houver neutropenia significativa ou infecção, manter suspensão, manejar conforme protocolos e considerar antibioticoterapia e suporte em UTI.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo