FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870471

O serviço de atendimento móvel de urgência atende em uma fazenda uma criança de 5 anos de idade com vômitos, tremores, sudorese, roncos pulmonares, esforço ventilatório, diarreia,

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

O serviço de atendimento móvel de urgência atende em uma fazenda uma criança de 5 anos de idade com vômitos, tremores, sudorese, roncos pulmonares, esforço ventilatório, diarreia, miose, sialorreia e lacrimejamento. Bradicárdico aos dados vitais.

Considerando os sintomas relacionados acima, marque a alternativa CORRETA com a síndrome tóxica apresentada pelo paciente em questão.

  1. Anticolinérgica, possivelmente associada a anti-histamínicos como a prometazina.
  2. Simpaticomimética, possivelmente associada a clembuterol ou pseuefedrina.
  3. Colinérgica, possivelmente associada a organofosforados ou carbamatos.
  4. Serotoninérgica, possivelmente associada a inibidores da recaptação de serotonina ou inibidores da monoamina oxidase.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Certo

Comentário do professor

Os sinais descritos indicam uma síndrome de excesso colinérgico: vômitos, diarreia, sialorreia, lacrimejamento, miose e sudorese refletem hiperestimulação das fibras muscarínicas. Os roncos pulmonares e o esforço ventilatório decorrem de broncorreia e broncoespasmo, agravando a ventilação. Tremores e fraqueza sugerem também envolvimento nicotínico. A bradicardia é compatível com efeito vagotônico muscarínico.

Essa combinação é típica de exposição a organofosforados ou carbamatos, agrotóxicos comuns em área rural, que inibem a acetilcolinesterase, provocando acúmulo de acetilcolina nas sinapses. O manejo é urgente: remoção da exposição, suporte ventilatório e administração de atropina para bloquear receptores muscarínicos; em intoxicação por organofosforados, considerar pralidoxima para regenerar a enzima.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo