FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870490

Militar veterano, 78 anos, procura o Hospital da Polícia Militar queixando falta de ar importante e dor no peito em pressão, relato de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mell

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

Militar veterano, 78 anos, procura o Hospital da Polícia Militar queixando falta de ar importante e dor no peito em pressão, relato de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e doença coronariana crônica. Faz uso de ácido acetilsalicílico, bisoprolol, clopidogrel e anlodipino. Ao exame físico PA: 74x58 mmHg, FC: 60 BPM; FR: 22 IRPM; SaO2: 93%, ausculta cardíaca com bulhas hipofonéticas, ausculta pulmonar com estertores crepitantes, edema de extremidades. Ao realizar eletrocardiograma apresenta supradesnivelamento de segmento ST em parede inferior. O paciente foi encaminhado imediatamente para o serviço de hemodinâmica. Foi submetido a angioplastia primária de artéria coronária direita. Após 6 horas da realização da angioplastia foi realizada coleta de exames, apresentando neste momento uma creatinina de 3,8 mg/dl e uréia de 111 mg/dl.

Das razões abaixo, marque a alternativa que NÃO DEVE ser considerada como causa da alteração renal.

  1. Insuficiência Renal Crônica agudizada em paciente com comorbidades prévias.
  2. Insuficiência Renal Aguda em paciente com Infarto Agudo do Miocárdio e hipotensão.
  3. Nefrotoxicidade causada pelo contraste.
  4. Doença Renal Crônica em paciente com vasculopatia.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Certo

Comentário do professor

Nefrotoxicidade por contraste é improvável neste caso principalmente pelo tempo de aparecimento. A lesão renal induzida por contraste tipicamente manifesta-se com elevação da creatinina dentro de 24–72 horas após a exposição, com critérios diagnósticos de aumento ≥0,3 mg/dL em 48 horas ou ≥50% em 7 dias.

O mecanismo envolve toxicidade tubular direta e isquemia medular progressiva, processos que não elevam a creatinina de forma tão precoce quanto 6 horas após a angioplastia.

No paciente descrito, a pressão arterial muito baixa, sinais de insuficiência cardíaca e quadro compatível com hipoperfusão/choque cardiogênico explicam de forma mais imediata a elevação aguda da creatinina, caracterizando lesão renal pré-renal/ischemica.

Portanto, pela cronologia e fisiopatologia, a nefr otoxicidade por contraste não deve ser considerada a causa imediata.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo