FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870528

O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta importante na avaliação dos pacientes com hipercalemia. Em relação às alterações eletrocardiográficas associadas a hipercalemia, marque a

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta importante na avaliação dos pacientes com hipercalemia. Em relação às alterações eletrocardiográficas associadas a hipercalemia, marque a alternativa INCORRETA.

  1. Distúrbios de ritmo (bloqueio de ramo direito, bloqueio de ramo esquerdo, bloqueio bifascicular e bloqueio atrioventricular total) são possíveis expressões eletrocardiográficas de hipercalemia.
  2. As alterações no ECG típicas de hipercalemia indicam tratamento imediato com gluconato de cálcio para reduzir os níveis de potássio.
  3. As primeiras alterações a serem observadas são onda T apiculada associada a diminuição do intervalo QT.
  4. Prolongamento do intervalo PR e do QRS, com desaparecimento da onda P e o alargamento do QRS no padrão de sinusóide podem ocorrer com a progressão da hipercalemia.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

Afirmativa incorreta: dizer que as alterações do ECG "indicam tratamento imediato com gluconato de cálcio para reduzir os níveis de potássio" está errado.

O gluconato de cálcio é indicado diante de alterações eletrocardiográficas sugestivas de hiperpotassemia ou quando há risco iminente de arritmias, mas sua ação é de estabilização cardiocelular, não de eliminação do potássio.

Ele restaura a diferença entre potencial de ação e potencial limiar, reduzindo excitabilidade e risco de arritmias. Não reduz os níveis séricos de K+; medidas específicas (insulina+glicose, β2-agonistas, diálise, entre outras) são necessárias para diminuir o potássio.

Administração usual: gluconato de cálcio 10% 10 mL IV em 2–5 minutos, podendo ser repetido, preferindo cloreto de cálcio apenas em acesso central e com cautela em intoxicação por digitálicos.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo