FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870617

Mulher de 64 anos é atendida com queixas de disúria e polaciúria intensa há 3 dias, sem corrimento vaginal ou prurido vulvar. O exame de urina mostra marcada leucocitúria, sem hema

Sem classificação

VUNESP · 2026

Mulher de 64 anos é atendida com queixas de disúria e polaciúria intensa há 3 dias, sem corrimento vaginal ou prurido vulvar. O exame de urina mostra marcada leucocitúria, sem hematúria, e uma amostra é enviada para urocultura, que está pendente. O histórico é relevante para hipertensão arterial, doença renal crônica em estágio 4 e diabetes mellitus tipo 2, mas não lembra o nome dos medicamentos que usa. O tratamento com trimetoprima-sulfametoxazol é iniciado. Cerca de 72 horas após, ela evolui com letargia e fraqueza nos braços e nas pernas. Glicemia capilar: 172 mg/dL.

 

Considerando a principal hipótese diagnóstica acerca dessa evolução, a alteração laboratorial mais provável nessa paciente é

  1. hipercalemia.
  2. hiponatremia.
  3. neuropatia medicamentosa.
  4. hipofosfatemia.
  5. hipercalcemia.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

A

Comentário do professor

Hipercalemia é a explicação mais compatível com a evolução clínica. A trimetoprima tem efeito semelhante ao do amilorida, bloqueando os canais ENaC no ducto coletor cortical e reduzindo a secreção renal de potássio, o que pode precipitar aumento do K sérico.

O risco é maior em idosos com doença renal crônica estágio 4 e diabetes, que já têm menor capacidade de excretar potássio. A apresentação em cerca de 72 horas com letargia e fraqueza muscular é típica de hipercalemia.

Espera‑se K sérico elevado, por exemplo >5,0 mEq/L (valor de referência \(3{,}5-5{,}0\) mEq/L). Achados eletrocardiográficos possíveis incluem ondas T picudas e alargamento do QRS. A conduta envolve medir potássio, interromper o fármaco e tratamento urgente conforme gravidade.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo