Questão FC870693
Paciente de 62 anos será submetida a histerectomia abdominal devido a miomatose uterina. Foi realizada uma sedação endovenosa seguida de uma anestesia peridural com 20 mL de bupiva
Sem classificação
VUNESP · 2026
Paciente de 62 anos será submetida a histerectomia abdominal devido a miomatose uterina. Foi realizada uma sedação endovenosa seguida de uma anestesia peridural com 20 mL de bupivacaína 0,5%. Logo após a injeção de anestésico local, a paciente apresentou bradicardia, midríase, hipotensão arterial e dificuldade respiratória que evoluiu para apneia.
Nessa situação, a principal suspeita diagnóstica é de
- isquemia medular.
- hematoma espinhal.
- síndrome da medula fixa.
- síndrome da artéria espinhal anterior.
- injeção em sítio inadvertido.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
Errado
Comentário do professor
A alternativa correta aponta para injeção em sítio inadvertido, isto é, introdução do anestésico local no espaço subaracnóideo em vez do espaço epidural, com evolução para bloqueio subaracnóideo alto.
Quando grande volume de bupivacaína alcança níveis cervicais altos há bloqueio das fibras simpáticas torácicas e das raízes nervosas responsáveis pela ventilação, resultando em hipotensão, bradicardia e insuficiência respiratória que pode evoluir para apneia. A midríase reflete comprometimento bulbopontino ou desregulação autonômica por bloqueio alto.
O reconhecimento é clínico e imediato. A conduta principal inclui suporte das vias aéreas e ventilação, reposição volêmica e vasopressores para manter perfusão enquanto o bloqueio regride.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em