FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870963

Mulher de 72 anos relata dispneia há 1 dia, além de episódio de síncope registrado hoje. Nega outras queixas. AP: HAS, neoplasia de mama em tratamento. Exame físico: PA: 100 x 60 m

Sem classificação

VUNESP · 2026

Mulher de 72 anos relata dispneia há 1 dia, além de episódio de síncope registrado hoje. Nega outras queixas. AP: HAS, neoplasia de mama em tratamento. Exame físico: PA: 100 x 60 mmHg; FC: 116 bpm; FR: 28 irpm; SatO2 88% em ar ambiente, sem outras alterações. Angiotomografia de tórax com diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. Lactato 5,8 mmol/L.

 

De acordo com a Diretriz da American Heart Association de 2026, a classificação de risco e o tratamento, além de monitorização cardíaca, são

  1. D1; Rivaroxabana, somente.
  2. D2; Trombólise química e enoxaparina.
  3. E1; Trombólise química e rivaroxabana.
  4. D2; Trombólise química, somente.
  5. D1; Enoxaparina, somente.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

D2 indica classificação de alto risco hemodinâmico para tromboembolismo pulmonar, baseada em sinais de hipoperfusão: episódio de síncope, taquicardia, saturação baixa e lactato elevado (5,8 mmol/L) que traduz prejuízo tecidual, mesmo que a PAS não esteja persistentemente <90 mmHg.

Para pacientes D2 a diretriz recomenda reperfusão imediata. A opção trombólise química sistêmica (trombolítico endovenoso) é indicada para rápida dissolução do êmbolo e melhora da perfusão.

Após trombólise deve-se instituir anticoagulação plena; a enoxaparina em dose terapêutica é usada para manutenção e prevenção de novos trombos, com vigilância para sangramentos. É necessária monitorização cardíaca intensiva e avaliação contínua da resposta hemodinâmica e da função direita.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo