FC ConcursosFC Concursos

Questão FC870968

Homem de 29 anos encontra-se internado em Unidade de Terapia Intensiva após trauma cranioencefálico grave. Encontra-se em sedação e analgesia com propofol e fentanil e em uso de ve

Sem classificação

VUNESP · 2026

Homem de 29 anos encontra-se internado em Unidade de Terapia Intensiva após trauma cranioencefálico grave. Encontra-se em sedação e analgesia com propofol e fentanil e em uso de ventilação mecânica invasiva. Nas última 2 horas, apresentou pressão intracraniana de 26 mmHg de modo persistente, mantendo PAM por cateter em artéria femoral de 78 mmHg. Gasometria arterial: pH 7,41; pCO2 35 mmHg; pO2 95 mmHg; SatO2 96%; hemoglobina 9,4 g/dL. Gasometria venosa de jugular: SvjO2 48%.

 

A conduta imediata, nesse caso, deve ser

  1. transfundir concentrado de hemácias.
  2. reduzir a pCO2 para 30 mmHg.
  3. elevar a PAM com noradrenalina.
  4. induzir coma barbitúrico.
  5. aumentar a pCO2 para 50 mmHg.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Certo

Comentário do professor

PIC 26 mmHg com PAM 78 mmHg resulta em CPP baixa: \(CPP = PAM - PIC = 78 - 26 = 52\) mmHg, valor inferior ao alvo recomendado (>60 mmHg). Essa queda do fluxo de perfusão cerebral compromete oxigenação tecidual.

A SvjO2 de 48% confirma dessaturação cerebral, sinal de hipóxia cerebral aguda. Embora a hemoglobina de 9,4 g/dL reduza a oferta de oxigênio, a medida imediata deve visar restaurar a perfusão cerebral aumentando a pressão de perfusão.

A escolha de noradrenalina para elevar a PAM é adequada porque eleva a pressão arterial de forma eficaz e previsível, aumentando o CPP e melhorando a oxigenação cerebral, sem elevar de forma significativa a pressão intracraniana. Deve-se titular para alcançar CPP > 60 mmHg e monitorar respostas hemodinâmicas e neurológicas.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo