Questão FC871455
Após incêndio em ambiente fechado, adulto resgatado apresenta fuligem em cavidade oral, rebaixamento do nível de consciência (Escala de Coma de Glasgow = 9), hipotensão (PAS < 90 m
Procedimentos Gerais em Incêndios
IDIB · 2026
Após incêndio em ambiente fechado, adulto resgatado apresenta fuligem em cavidade oral, rebaixamento do nível de consciência (Escala de Coma de Glasgow = 9), hipotensão (PAS < 90 mmHg) e lactato 12 mmol/L, com SpO2 98% em ar ambiente. Nessa situação, assinale a alternativa que descreve a conduta correta.
- Iniciar nitrito de sódio + tiossulfato de sódio como primeira linha, titulando pela SpO2, e ofertar oxigênio suplementar apenas se SpO2 < 94%, pela alta probabilidade de metemoglobinemia terapêutica.
- Priorizar ventilação com bolsa-válvula-máscara e aguardar confirmação laboratorial (carboxihemoglobina e cianeto) antes de antídoto, pois lactato isolado não se correlaciona com cianeto de hidrogênio (HCN).
- Administrar oxigênio a 100% em alto fluxo, proteger via aérea precocemente conforme risco de lesão inalatória, e instituir hidroxocobalamina 5 g IV imediata (70 mg/kg em crianças), com suporte hemodinâmico e remoção do ambiente.
- Realizar expansão volêmica agressiva e iniciar bicarbonato de sódio como terapia específica de primeira linha, postergando antídoto até reversão da acidose, por risco de interferência da hidroxocobalamina em exames.
- Considerar o quadro predominantemente por monóxido de carbono (CO) e indicar exclusivamente oxigenoterapia hiperbárica como intervenção inicial no cenário, mantendo transporte apenas após estabilização completa e ECG ≥ 14.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
Certo
Comentário do professor
A conduta indicada reúne medidas simultâneas e urgentes: administrar oxigênio a 100% em alto fluxo porque o paciente esteve em ambiente fechado com inalação de fumaça; a saturação normal não exclui hipóxia celular.
Presença de fuligem oral e rebaixamento do nível de consciência (GCS=9) indica risco iminente de perda da via aérea, portanto proteger via aérea precocemente por intubação orotraqueal conforme necessidade.
Hipotensão e lactato elevado \(12\ \text{mmol/L}\) sugerem choque e forte suspeita de intoxicação por cianeto por combustão. Deve-se administrar hidroxocobalamina 5 g IV imediata (crianças: \(70\ \text{mg/kg}\)), que liga o cianeto formando cianocobalamina excretável.
Complementar com suporte hemodinâmico adequado e remoção do ambiente de exposição para evitar nova intoxicação.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em