FC ConcursosFC Concursos

Questão FC885037

Toxíndrome é um grupo de sinais e sintomas associados à overdose ou exposição a uma categoria específica de medicamentos, drogas e toxinas. Considerando que o reconhecimento de uma

Especialidades da Enfermagem

CRS (PM MG) · 2024

Toxíndrome é um grupo de sinais e sintomas associados à overdose ou exposição a uma categoria específica de medicamentos, drogas e toxinas. Considerando que o reconhecimento de uma toxíndrome pode ajudar a identificar as substâncias às quais o paciente foi exposto, assinale a alternativa CORRETA:

  1. Agentes anticolinérgicos, como os inseticidas organofosforados, levam à depressão do sistema nervoso central, bradicardia e fasciculações.
  2. Agentes simpaticomiméticos, como teofilina, causam agitação, taquicardia, hipertensão e convulsões.
  3. Agentes colinérgicos, como heroína, levam à dilatação pupilar, taquicardia e salivação.
  4. Agentes opioides, como morfina, levam à depressão respiratória, dilatação pupilar e hipertensão.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

Simpaticomiméticos correspondem a toxinas que aumentam a atividade adrenérgica no sistema nervoso central e periférico. Agentes como anfetaminas, cocaína e teofilina elevam níveis de catecolaminas por estímulo da liberação ou inibição da recaptação; a teofilina também aumenta AMPc por inibir fosfodiesterases e antagonizar receptores de adenosina, intensificando a excitação neuronal.

Clinicamente provocam agitação, taquicardia, sudorese, midríase, hipertensão e hipertermia, podendo evoluir para arritmias e convulsões por aumento da excitabilidade cortical. O reconhecimento rápido do padrão facilita intervenções específicas como sedação com benzodiazepínicos, controle hemodinâmico e medidas de suporte.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo