FC ConcursosFC Concursos

Questão FC885397

Alguns dos fatores mais comumente descritos que provocam uma redução no efeito da varfarina incluem: I - Aumento do volume de distribuição e meia-vida curta em consequência de hipe

Farmacologia (Farmácia)

CRS (PM MG) · 2017

Alguns dos fatores mais comumente descritos que provocam uma redução no efeito da varfarina incluem:

I - Aumento do volume de distribuição e meia-vida curta em consequência de hiperproteinemia, como na síndrome nefrótica.

II - Aumento da depuração metabólica do fármaco em decorrência da indução de enzimas, particularmente CYP2C9, por barbitúricos, carbamazepina ou rifampicina.

III - Ingestão de grandes quantidades de alimentos ou suplementos ricos em vitamina K.

IV - Redução dos níveis dos fatores da coagulação durante a gravidez.

São CORRETAS as assertivas:

  1. I e II apenas.
  2. II e III apenas.
  3. III e IV apenas.
  4. I e III apenas.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

A alternativa correta ressalta dois mecanismos que levam à redução do efeito da varfarina.

Primeiro, a indução enzimática aumenta a depuração da varfarina, principalmente do enantiômero S, metabolizado pela CYP2C9. Fármacos indutores como barbitúricos, carbamazepina e rifampicina aceleram esse metabolismo, diminuindo as concentrações plasmáticas e, consequentemente, o efeito anticoagulante.

Segundo, a ingestão elevada de vitamina K reduz a eficácia da varfarina porque fornece substrato para a carboxilação das proteínas de coagulação (II, VII, IX e X), contrariando a inibição da enzima VKOR causada pela varfarina e restabelecendo a formação de fatores ativos.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo