Questão FC886572
Em relação aos distúrbios do cálcio podemos afirmar que:
Distúrbios do Cálcio, Fósforo e Magnésio
CRS (PM MG) · 2008
Em relação aos distúrbios do cálcio podemos afirmar que:
- Tetania, espasmo muscular, fraqueza e hiperreflexia são sinais clínicos de hipercalcemia.
- A reposição de cálcio deve ser monitorizada pelo controle sérico do cálcio total.
- Choque refratário a volume e drogas vasoativas podem ser a primeira manifestação clínica de hipocalcemia.
- Rabdomiolise e imobilização prolongada são causas comuns de hipercalcemia.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
Certo
Comentário do professor
Hipocalcemia grave pode manifestar-se inicialmente como choque refratário a reposição volêmica e a drogas vasoativas porque o cálcio é essencial para a contração cardíaca e o tônus da musculatura vascular.
A redução do cálcio ionizado prejudica a cascata de excitação-contracção nas células miocárdicas e diminui a resposta aos catecolaminas, levando a déficit de contratilidade, hipotensão e má perfusão não reversíveis apenas com fluidos ou vasopressores.
Em choque inexplicado ou resistente, deve-se suspeitar de hipocalcemia, dosar o cálcio ionizado e iniciar correção imediata com gluconato de cálcio endovenoso sob monitorização eletrocardiográfica, além de tratar a causa subjacente.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em