FC ConcursosFC Concursos

Questão FC887065

Em relação ao zumbido, é CORRETO afirmar que:

Otorrinolaringologia

CRS (PM MG) · 2023

Em relação ao zumbido, é CORRETO afirmar que:

  1. O zumbido por efeito colateral de medicamentos costuma cessar com a descontinuação da medicação ou ajuste da dose.
  2. Na maioria dos casos, o zumbido está associado a audição de grau normal.
  3. As orientações de restrições dietéticas para o tratamento do zumbido são bem estabelecidas na literatura médica e devem ser utilizadas para todos os pacientes.
  4. O zumbido rítmico representa a maior parte dos casos de zumbido.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

A

Comentário do professor

O zumbido causado por efeito colateral de medicamentos decorre de ototoxicidade, com alteração funcional das células sensoriais cocleares ou do metabolismo coclear. Em muitos casos a lesão é funcional e não estrutural, por isso a sintomatologia tende a regredir quando o agente é suspenso ou a dose é reduzida.

Fármacos como aminoglicosídeos, diuréticos de alça, salicilatos e alguns analgésicos podem provocar esse quadro por mecanismos distintos, mas o princípio é o mesmo: menos exposição ao agente permite a recuperação celular e a resolução do zumbido.

Contudo, a reversibilidade depende do tempo de exposição e da intensidade da lesão. Por isso é importante identificar o medicamento, ajustar a dose ou substituí‑lo e monitorar a função auditiva, especialmente em pacientes com fatores de risco como insuficiência renal ou uso concomitante de outros ototóxicos.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo