Questão FC887273
Polifarmácia e uso de medicações inapropriadas contribuem para 40% dos quadros de Delirium em pacientes idosos. Marque a alternativa INCORRETA:
Psiquiatria
CRS (PM MG) · 2021
Polifarmácia e uso de medicações inapropriadas contribuem para 40% dos quadros de Delirium em pacientes idosos. Marque a alternativa INCORRETA:
- Antihistamínicos e antiespasmódicos podem causar, além de Delirium, hipotensão postural, constipação intestinal e incontinência urinária.
- Antagonistas do receptor H2 estão entre as causas mais comuns de Delirium induzido por drogas em pacientes idosos.
- Betabloqueadores e digitálicos são medicações com possíveis efeitos psicoativos.
- Quando o uso de drogas psicoativas for necessário em pacientes idosos, recomenda-se iniciar com 25 a 50% da dose padrão.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
A
Comentário do professor
A alternativa está incorreta porque erra ao afirmar que esses fármacos costumam causar incontinência urinária. Os anti-histamínicos de 1ª geração e os antiespasmódicos com ação antimuscarínica promovem principalmente retenção urinária e hesitação miccional devido ao bloqueio muscarínico do detrusor.
Em pacientes idosos a retenção pode, em casos raros e avançados, levar a overflow e episódio de perda involuntária, mas isso não caracteriza o efeito direto típico. O mecanismo é redução da contratilidade do detrusor por antagonismo dos receptores M3.
Esses fármacos realmente podem precipitar Delirium, causar constipação, boca seca e visão turva. A hipotensão postural pode ocorrer com algumas drogas (ex.: anti-histamínicos sedativos) por ação adrenérgica secundária, mas o ponto incorreto da frase é a afirmação rotineira de incontinência urinária.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em