FC ConcursosFC Concursos

Questão FC887300

Militar, sexo masculino, 30 anos, foi levado por colegas à Clínica de Psiquiatria do Hospital Militar. O formulário de encaminhamento pelo médico do serviço de saúde do seu Batalhã

Psiquiatria

CRS (PM MG) · 2021

Militar, sexo masculino, 30 anos, foi levado por colegas à Clínica de Psiquiatria do Hospital Militar. O formulário de encaminhamento pelo médico do serviço de saúde do seu Batalhão (NAIS) indicava que ele era bipolar e um “indivíduo perturbado emocionalmente”. Fazia uso regular de carbonato de lítio 900mg/dia e olanzapina 5mg/dia. Há cerca de uma semana, após atividade física, apresentou quadro de estiramento muscular, vindo em uso de diclofenaco de sódio 50mg desde então. Segundo familiares, há cerca de dois dias, apresentou quadro de diarreia e vômitos.

Ao exame, mostrava-se desidratado, sonolento, com tremor grosseiro e disartria. Encaminhado ao pronto atendimento clínico, para realização de propedêutica laboratorial, que evidenciou elevação de escórias nitrogenadas, aumento do hematócrito e discreta leucocitose.

Sobre o manejo do quadro apresentado pelo militar, assinale a conduta INCORRETA:

  1. Iniciar hidratação intravenosa com solução salínica isotônica para manutenção da taxa de filtração glomerular.
  2. Pelo baixo peso molecular, baixo volume de distribuição e pouca ligação a proteínas plasmáticas, a hemodiálise é o tratamento de escolha para casos de intoxicação grave por lítio.
  3. A litemia correlaciona-se diretamente com a gravidade dos sinais clínicos de toxicidade, devendo a conduta basear-se unicamente nos níveis séricos do fármaco.
  4. Em pacientes com diabetes insípido nefrogênico, deve-se monitorar rigorosamente os níveis séricos de sódio.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Certo

Comentário do professor

A afirmativa é incorreta porque a litemia isolada não determina o manejo. O tratamento deve considerar o quadro clínico, a função renal, a hidratação e fatores precipitantes, como uso de AINEs (diclofenaco) e vômitos/diarreia que reduzem a depuração renal.

Em toxicidade crônica há acúmulo intracelular de lítio, com níveis séricos moderados que subestimam a gravidade. Pacientes com sinais neurológicos graves (tremor grosseiro, desartria, sonolência) podem necessitar de hemodiálise mesmo com concentrações não extraordinariamente altas.

Critérios práticos incluem avaliação global: lítio > 4,0 mEq/L; lítio > 2,5 mEq/L com sintomas neurológicos ou insuficiência renal; ou níveis persistentemente elevados. Portanto, a conduta não deve basear-se unicamente nos níveis séricos.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo