FC ConcursosFC Concursos

Questão FC887320

Sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), marque a alternativa INCORRETA:

Psiquiatria

CRS (PM MG) · 2019

Sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), marque a alternativa INCORRETA:

  1. O metilfenidato é um componente inativo que se torna farmacologicamente ativo por meio da ação de peptidases na circulação sistêmica.
  2. Exposição pré-natal à nicotina, álcool e cafeína pode estar relacionada a um maior risco de desenvolver TDAH.
  3. Disfunções executivas, na memória de trabalho e déficits motivacionais são alterações neuropsicológicas comumente encontradas em indivíduos com TDAH.
  4. Clonidina e guanfacina têm importante papel no tratamento do TDAH comórbido com transtorno de tiques.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

A

Comentário do professor

A afirmação é incorreta porque o metilfenidato não é um pró‑fármaco. Ele é administrado já na forma farmacologicamente ativa e exerce seu efeito por inibir os transportadores de recaptação da dopamina e da noradrenalina (DAT e NET), aumentando os níveis sinápticos desses neurotransmissores.

O metabolismo do metilfenidato ocorre principalmente por carboxilesterase CES1 hepática, com formação do ácido ritalínico, que é inativo. Não há ativação por peptidases na circulação sistêmica; portanto a ideia de que ele se torna ativo somente após ação de peptidases é equivocada.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo