FC ConcursosFC Concursos

Questão FC887352

Militar reformado, 73 anos, foi levado pela filha ao pronto atendimento do Hospital da Polícia Militar (PA / HPM). O serviço de psiquiatria foi consultado sobre o manejo de “compor

Psiquiatria

CRS (PM MG) · 2021

Militar reformado, 73 anos, foi levado pela filha ao pronto atendimento do Hospital da Polícia Militar (PA / HPM). O serviço de psiquiatria foi consultado sobre o manejo de “comportamento psicótico” no PA. A filha do paciente relatou que, há aproximadamente três dias, ele vinha apresentando “comportamento estranho”: corria pela cozinha com facas, exibia suas armas de fogo para os vizinhos, tinha pensamentos paranoides de que sua esposa o traía, e não dormia. Seus registros médicos revelaram uma história de hipertensão arterial sistêmica e hiperplasia prostática benigna. Sem histórico psiquiátrico anterior. Familiares negam uso de álcool ou outras substâncias psicoativas. A tomografia computadorizada (TC) do crânio foi normal, com achados compatíveis com a idade, eletrocardiograma (ECG) normal. Revisão laboratorial evidenciou leucocitose com predomínio de bastões, PCR aumentado, piúria e hematúria. O exame de estado mental revelou flutuação do estado de alerta, aparência desgrenhada, ausência de cooperação com as equipes médicas e de enfermagem. Mostrava-se inquieto/agitado. Relatou ideação paranoide significativa concentrada na suspeita de um caso extraconjugal da esposa. Seu pensamento era tangencial. Sem sinais sugestivos de alucinações auditivas ou visuais.

Sobre o quadro clínico apresentado pelo paciente, é CORRETO afirmar:

  1. Entre os fatores de vulnerabilidade, podem-se citar idade avançada, presença de comorbidades, obesidade e alto nível de escolaridade.
  2. Apesar da flutuação dos níveis de consciência, a atenção costuma estar preservada.
  3. Em especial para pacientes gravemente agitados, a administração IV de haloperidol pode ser necessária para rápida tranquilização.
  4. A principal teoria em vigência propõe que a fisiopatologia do quadro está associada a um desequilíbrio entre as vias colinérgicas e serotoninérgicas.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Certo

Comentário do professor

A administração IV de haloperidol é indicada em situações de tranquilização rápida de pacientes gravemente agitados quando há risco imediato para si ou para terceiros e quando via oral não é viável.

No quadro descrito há forte suspeita de delirium agudo secundário a infecção urinária, com flutuação do nível de consciência e início súbito. Nesses casos, antipsicóticos são usados para controlar a agitação enquanto se trata a causa subjacente.

Haloperidol é preferido por ter poucos efeitos anticolinérgicos e por disponibilidade parenteral. Em idosos usar doses reduzidas (por exemplo 0,5–2 mg), fracionadas e reavaliar frequentemente.

Observar riscos: prolongamento do QT, arritmias e efeitos extrapiramidais. Realizar monitorização cardíaca e ajustar conforme comorbidades.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo