FC ConcursosFC Concursos

Questão FC887481

Sobre os efeitos colaterais dos opioides, marque a alternativa INCORRETA.

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

Sobre os efeitos colaterais dos opioides, marque a alternativa INCORRETA.

  1. A hiperalgesia induzida por opioides pode ser provocada pelo uso de opioides com término de ação rápida, como o remifentanil, mas não pelo fentanil.
  2. Opioides podem causar rigidez muscular e o fechamento das cordas vocais pode levar à dificuldade na ventilação com dispositivo bolsa-válvula-máscara.
  3. Mesmo opioides que não causam liberação de histamina podem causar prurido.
  4. Opioides podem causar náuseas e vômitos no pós-operatório por seus efeitos na zona quimiorreceptora de gatilho na área postrema do tronco cerebral, bem como por efeitos diretos no trato gastrointestinal.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

A

Comentário do professor

Hiperalgesia induzida por opioides não é exclusiva de drogas de ação ultracurta. É verdade que o remifentanil está frequentemente associado devido ao rápido término e à retirada abrupta, mas afirmar que fentanil não a provoca é incorreto.

Mecanismos centrais envolvem ativação do receptor NMDA, sensibilização central, liberação de peptídeos pronociceptivos e ativação de células gliais. Esses processos podem ocorrer com diversos opioides, incluindo fentanil, especialmente em doses altas, infusões prolongadas ou após descontinuação súbita.

Portanto, a alternativa erra ao excluir o fentanil como causa de hiperalgesia; o risco varia conforme dose, duração e contexto clínico, não apenas pela meia-vida do fármaco.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo