FC ConcursosFC Concursos

Questão FC887530

O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta importante na avaliação dos pacientes com hipercalemia. Em relação às alterações eletrocardiográficas associadas a hipercalemia, marque a

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta importante na avaliação dos pacientes com hipercalemia. Em relação às alterações eletrocardiográficas associadas a hipercalemia, marque a alternativa INCORRETA.

  1. Distúrbios de ritmo (bloqueio de ramo direito, bloqueio de ramo esquerdo, bloqueio bifascicular e bloqueio atrioventricular total) são possíveis expressões eletrocardiográficas de hipercalemia.
  2. As alterações no ECG típicas de hipercalemia indicam tratamento imediato com gluconato de cálcio para reduzir os níveis de potássio.
  3. As primeiras alterações a serem observadas são onda T apiculada associada a diminuição do intervalo QT.
  4. Prolongamento do intervalo PR e do QRS, com desaparecimento da onda P e o alargamento do QRS no padrão de sinusóide podem ocorrer com a progressão da hipercalemia.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

A afirmação é incorreta porque confunde objetivo do tratamento. As alterações eletrocardiográficas típicas de hipercalemia realmente justificam administração imediata de gluconato de cálcio, mas o propósito dessa medicação não é reduzir o potássio sérico.

O gluconato de cálcio atua rapidamente para estabilizar a membrana cardíaca, diminuindo a excitabilidade e o risco de arritmias graves. Não promove remoção do potássio do espaço intravascular ou redução dos níveis séricos.

Medidas que efetivamente reduzem o potássio incluem insulina com glicose, agonistas beta-2 inalados, bicarbonato em acidose, remoção por diálise ou agentes que aumentam excreção intestinal/renal. O gluconato é uma intervenção temporária e protetora, com efeito rápido e transitório, não uma terapia de eliminação do potássio.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo