FC ConcursosFC Concursos

Questão FC887634

O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta importante na avaliação dos pacientes com hipercalemia. Em relação às alterações eletrocardiográficas associadas a hipercalemia, marque a

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta importante na avaliação dos pacientes com hipercalemia. Em relação às alterações eletrocardiográficas associadas a hipercalemia, marque a alternativa INCORRETA.

  1. Distúrbios de ritmo (bloqueio de ramo direito, bloqueio de ramo esquerdo, bloqueio bifascicular e bloqueio atrioventricular total) são possíveis expressões eletrocardiográficas de hipercalemia.
  2. As alterações no ECG típicas de hipercalemia indicam tratamento imediato com gluconato de cálcio para reduzir os níveis de potássio.
  3. As primeiras alterações a serem observadas são onda T apiculada associada a diminuição do intervalo QT.
  4. Prolongamento do intervalo PR e do QRS, com desaparecimento da onda P e o alargamento do QRS no padrão de sinusóide podem ocorrer com a progressão da hipercalemia.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

A afirmativa está incorreta porque o gluconato de cálcio não tem ação para reduzir os níveis séricos de potássio.


O papel do gluconato de cálcio na hipercalemia é a estabilização da membrana cardíaca, reduzindo o risco de arritmias ao aumentar o potencial limiar e restabelecer a diferença entre potencial de repouso e limiar. Essa ação é temporária e visa proteger o coração diante de alterações eletrocardiográficas.


A redução efetiva do potássio exige medidas específicas, como insulina + glicose, agonistas β2, bicarbonato de sódio quando há acidose e, em casos refratários, diálise. Portanto, dar cálcio não significa que os níveis de potássio serão diminuídos; serve apenas como ação imediata de proteção enquanto se realiza terapêutica para eliminar ou redistribuir o potássio.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo